04 November 2009

Globo Condenada por Maus Tratos


A Rede Globo de Televisão foi condenada judicialmente por conta de maus tratos a animais no programa "No Limite"


1653 - Ação Civil Pública UIPA
A Rede Globo de Televisão foi condenada judicialmente por conta de maus tratos a animais no programa "No Limite"

A Rede Globo de Televisão foi condenada judicialmente por conta de maus tratos a animais no programa “No Limite”, apresentado por Zeca Camargo.

A condenação é fruto de ação civil pública movida pelo Ministério Público do Ceará, a partir de representação da União Internacional Protetora dos Animais (UIPA).

A decisão histórica, proferida ontem, terça-feira (15/9), em caráter liminar (deve ser cumprida imediatamente) – veja trecho ao final do post – é do juiz Gustavo Henrique Cardozo Cavalcante, do Fórum de Trairi(CE), município onde se localiza a praia de Flexeiras, onde é gravado o programa, “mix de gincana com reality show“, segundo descrição da emissora.

A praia, aliás, foi interditada à visitação pública, por conta do programa, o que gerou protestos da população local. A obstrução – que ocorre em condomínios e clubes de luxo em várias regiões do litoral brasileiro – também constitui uma grave ilegalidade.

Entre outras bizarrices, os participantes do programa foram submetidos a comer peixes vivos e ovos galados (ovos com fetos de galo quase plenamente desenvolvidos).

Para coibir novos abusos e maus tratos, a emissora está proibida de gravar e veicular imagens de provas em que figurem animais nas próximas edições do “No Limite”, sob pena de pagar multa de R$ 50 mil por cada programa que desrespeite a determinação.

O programa foi alvo de repúdio na Internet e manifestações públicas.

Em mensagem eletrônica que circula por várias listas da Internet, a advogada Geuza Leitão, da UIPA, avalia que a decisão se deu também em razão da recusa por parte da TV Globo em assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) – acordo judicial mediado pelo Ministério Público – para cessar os maus tratos.

http://brasiliamaranhao.wordpress.com/2009/09/16/tv-globo-e-condenada-por-maltratar-animais/

Respeite os Animais!
 
Respeite a Natureza!