25 November 2009

Coalas com calor

No último verão australiano, no início deste ano de 2009, foram registradas as temperaturas mais altas desde que as medições sistemáticas começaram por lá. Durante dias e mais dias as temperaturas passavam de 40 graus celsius em grande parte do país.

Pra piorar, incêndios devastaram várias matas de eucaliptos, nativos do subcontinente australiano, afugentando animais que já sofriam com o calor demasiado. Dentre esses animais, um dos mais famosos bichinhos australianos, o coala, protagonizou cenas que costumavam ser muitos raras por lá. Coalas são também famosos por suas docilidades, mas também raramente aproximam-se de áreas urbanas e de seres humanos. Mas dessa vez foi inevitável.

Em estradas vicinais, ciclistas deparavam-se com coalas em estado de quase desespero, à procura de água para refrescar-se. Eles praticamente suplicavam com o olhar pedindo aos seres humanos alguns poucos goles de água.


Em outra circunstância, um coala abrigou-se no alpendre de uma casa, protegendo-se do sol escaldante. Os donos da casa, preocupados com o bichinho, colocaram perto dele uma bacia com água. O coala avançou sobre a bacia mal tinha ela sido colocada no chão. O que aconteceu foi inevitável:




Respeite a Natureza!

Respeite os Coalas!